Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação

Temos 70 visitantes e Nenhum membro online

Página inicial > Como votar
Início do conteúdo da página

Como Votar

Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2016, 17h44 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 09h10 | Acessos: 3181

Nota: A lista de votantes é extraída do sistema SIG por meio do auto-cadastro Leia mais em perguntas frequentes Item 6 e 7 : Perguntas frequentes

 

Como votar usando o Sistema Helios

Este tutorial descreve o processo de votação para eleições fechadas, nas quais os eleitores são previamente configurados, seja pela carga de um arquivo csv, seja pela configuração de atributos que o eleitor deve possuir ao se conectar no sistema.

Lista de eleitores carregada através de um arquivo CSV

Neste caso, todo eleitor recebeu um e-mail do Helios informando:

  • sua identificação e senha gerada pelo próprio sistema
  • endereço (URL) da eleição

Acesse o endereço (URL) que recebeu por e-mail e você entrará na “Cabine de votação”


Clique no botão iniciar e entrará na página com as questões. Faça suas escolhas e clique no botão avançar

 

Faça uma revisão de suas escolhas e se precisar corrigir clique no ponteiro (link) “editar”, caso contrário, se tudo estiver certo, então clique no botão “confirmar sua escolha e cifrar cédula para depositar na urna”

ATENÇÃO: A cédula será cifrada diretamente no navegador web do eleitor. Esse processo demanda poder de processamento, sendo assim é recomendado que faça uso de computadores ao invés de telefones inteligentes ou tablets.

 

Sua cédula foi cifrada localmente em seu computador e agora é o momento de depositá-la na urna, ou seja, enviá-la para o servidor do Helios. Por favor, anote o código do rastreador de sua cédula caso você queira verificar se a mesma foi corretamente contabilizada na apuração da eleição

 

Neste momento é necessário que forneça o nome de usuário e senha que você recebeu por e-mail. Por fim, clique no botão votar.

 

Pronto! Seu voto foi depositado na urna com sucesso. Você receberá um email informando que o seu voto foi depositado. Se você quiser conferir que o código de rastreamento dele consta na lista de votos depositados, clique no ponteiro (link) “clicando aqui”.

No Centro de Rastreamento de Cédulas e Eleitores procure pelo seu pseudônimo (p.e. V100) ou pelo nome e você verá que o seu código de rastreamento de cédula aparece na listagem. Nomes ou pseudônimos que mostram apenas “_” na coluna Rastreador da Cédula indicam que aquele eleitor ainda não depositou voto.

 

 

Atenção: Você poderá votar quantas vezes desejar, porém somente seu último voto é que será contabilizado. Todos os anteriores serão descartados.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->