Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação

Temos 44 visitantes e Nenhum membro online

Página inicial > Últimas Notícias > Perfil Candidatos Consup
Início do conteúdo da página

Perfil Candidatos Consup

Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2016, 17h16 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 10h19

REPRESENTANTES TÉCNICO ADMINISTRATIVO

 2400939 - Andreia Lima IFPA - Campus Rural Marabá
Perfil : Possui graduação em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (2009), graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Pará (2015) e especialização em Gestão da Segurança de Alimentos pelo Centro Universitário SENAC (2019). Atualmente sou Técnica em Alimentos e Laticínios do IFPA Campus Rural de Marabá

 

3144779 - Artur - Campus Castanhal
Perfil : Servidores do IFPA, meu nome é Artur, sou técnico administrativo no campus Castanhal, minha trajetória profissional é de muita luta, desde pequeno aos 12 anos que trabalho, comecei fazendo entregas de marmitas a pé, evolui para motoboy, depois office boy, administrativo de plano de saúde, em seguida de hospital privado. Foi então que iniciei minha trajetória no serviço público, a princípio como recenseador IBGE, depois como agente administrativo no governo do Estado, após como agente policial penal, e em seguida como analista financeiro (o qual fui eleito como representante dos trabalhadores mais votado da história do órgão por duas vezes seguidas na CIPA), e atualmente estou como administrador no IFPA, órgão ao qual pretendo me aposentar. Este sou eu, e pretendo lutar pela valorização dos servidores técnicos administrativos e por uma educação pública de qualidade, então peço seu voto de confiança para ser seu CONSELHEIRO PAI D’ÉGUA!!! Contato email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

0271897 - Carlos Melo - Reitoria
Perfil : Ocupante do cargo efetivo de Auxiliar em Assuntos Educacionais, lotado na Reitoria do IFPA, ingresso no Serviço Público Federal, no então CEFET/MA (hoje IFMA) em 19.01.90, redistribuído para o então CEFET/PA (hoje IFPA), em 2003, se encontra lotado na Reitoria, atualmente ocupando a função de Chefe do Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas/PROGEP do IFPA (desde janeiro/2021).Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1996). Especialista em Educação Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2008). Foi membro do CONSUP/PA, representante dos Técnicos Administrativos, é membro atual da Comissão de Ética do IFPA. Exerceu entre outras funções a de Gerente de Desenvolvimento de Recursos  Humanos do  CEFET/PA (jul/2005 a jul/2008),  a Coordenação Geral  de Recursos  Humanos da Agrotécnica  Federal de Castanhal (jul/2008 a fev/2010), Coordenador Geral  de Recursos  Humanos da Agrotécnica Federal de Codó (mar/2000 à julho/2001), Diretor de Gestão de Pessoas do  IFAP (mar/2010 à jul/2014), Coordenador de Legislação e Normas do CEFET/MA, Coordenador de Legislação e Normas do CEFET/PA, Coordenador de Legislação e Normas do IFPA, Chefe do  Departamento  de Gestão  de Pessoas  do  Campus Belém (nov/2014 a mar/2015), Assessor  da Direção Geral do  Campus Belém (abr/2015 à mar/2019). Tem experiência em Administração, com ênfase  em Gestão  de Pessoas e no apoio aos trabalhos voltados  a Educação.

 

 0273246 - Lindon Johnson - Campus Belém
Perfil : Lindon Johnson Silva Ferreira, Casado, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., servidor desta Ife desde 1983, na antiga Escola Técnica Federal do Pará (ETFPA), Cargos anteriores Artífice e Mecanógrafo, Cargo atual Técnico em Artes Gráficas na Seção de Produção Gráfica (SPG) - Campus Belém, Cursos Técnico em Artes Gráficas – Escola Salesiano do Trabalho, Legislação Trabalhista – ETFPA, Formação de Instrutores/Interpretes de Língua Brasileiras de Sinais (LIBRAS) – CEFET/PA, Comunicação Administrativa com Ênfase nas Relações Interpessoais e Elaboração de Projetos Técnicos e Pedagógicos CEFET- PA, Graduação em Gestão Pública – IFPA, Especialização em Gestão Pública – IFPA, Diretor Jurídico e Relação do Trabalho SINASEFE NACIONAL - BRASÍLIA 2014/2015, Membro da CNS (COMISSÃO NACIONAL DE SUPERVISÃO) SINASEFE/MEC 2014/2015 eleito Conselheiro Representante do SINASEFE NO CONSUP DO IFPA 2012/2014, eleito Conselheiro Representante dos TEAs CONSUP DO IFPA 2020/2021.

 

  3065842 - Luzivaldo Viana - Campus Parauapebas
Perfil: Luzivaldo Delmondes Viana, natural de Lima Campos-MA, residente e domiciliado na cidade de Parauapebas/PA, há 21 anos, casado, pai de duas filhas. Formado em: Tecnólogo em Gestão Empresarial, Licenciado em Biologia, Bacharel em Engenheira Ambiental, Bacharel em Administração de Empresas e graduando do Curso de Bacharel em Direito (2022). Especialista em Administração no Serviço Público, dentre outras. Em minha vida profissional, atuei por 15 anos na iniciativa privada como instrutor de treinamento operacional para equipamentos de operação de mina e, após esse período, decidi ingressar no serviço público como administrador no IFPA. Estou há 3 anos e meio atuando nesta renomada instituição, atualmente respondo pelos seguintes setores: Setor de planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Institucional; Setor de Compras; Setor de Diárias e Passagens- SCDP; Setor de Contratos e Convênios; Setor de Serviços; Setor de Transporte. Com uma história profissional de mais de 20 anos de experiência, Luzivaldo Viana, busca agregar valor no seu dia a dia, tendo sempre a convicção de que é dever de cada um, tomar para si a responsabilidade pelo resultado do seu trabalho e de suas decisões, buscando a cada dia melhorar.

 

2352012 - Gabriel Arcanjo - Campus Óbidos 
Perfil: Prezados(as) servidores(as) técnicos(as) administrativos(as), Meu nome é GABRIEL ARCANJO SOUZA DE LIMA, sou Assistente em Administração no IFPA/Campus Óbidos desde 2016. Sou graduado em Administração e Pós-graduado em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. E Pós-graduando em Gestão Pública. Tenho mais de 10 (dez) anos de serviço público e estou próximo de completar 05 (cinco) anos de IFPA. Atuei nas 03 (três) Diretorias que um Campus possui (DG, DE e DAP). E já fui membro das seguintes Comissões Locais de grande relevância: CIS, CPA e CONDIR. E essa experiência me proporcionou conhecer muitas das dificuldades da nossa instituição. Sendo assim, decidi me candidatar ao Consup, com o intuito de propor e votar melhorias para os servidores, em especial para a categoria dos TAEs. Para que com isso tenhamos uma educação pública de qualidade juntamente com um bem-estar profissional e social para os TAEs. Para o TAE adentrar no Consup não basta ter um representante que vote, ou não vote ou mesmo se isente. Sendo imperioso que ele represente o conjunto dos anseios dos administrativos de maneira global e não localizado apenas e unicamente ao seu lócus de trabalho (Campus). Precisa reunir as qualidades de um articulador, utilizando-se da palavra, com argumentos precisos e crítico, buscando sensibilizar os demais conselheiros para os temas que envolvam diretamente a qualidade do trabalho dos servidores TAEs.

 

  1891258 - Klaus Santos - Campus Cametá
Perfil: Tenho 28 anos de idade, formado como técnico em segurança do trabalho, cursando o penúltimo semestre do curso tecnológico de gestão em Recursos Humanos. Sou Técnico Administrativo em Educação do IFPA, ocupando o cargo de Técnico de Laboratório/Segurança do Trabalho admitido no dia 11/09/2017 na coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Cametá, onde desenvolvo minhas atividades até a presente data no estado de coordenador, contribuindo com a estruturação desta unidade de gestão que foi criada junto ao ato autorizativo de funcionamento do campus em 2016. Membro titular do Conselho Diretor do Campus Cametá, assim como participo como membro das comissões de saúde e Qualidade de Vida do servidor e Comitê gestor.

 

  1618912 - Renato Assunção - Campus Ananindeua
Perfil: Servidor público desde 2013. Possui: Graduação em Biblioteconomia; Graduação em Arquivologia; Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação; Mestrado em Ciência Política; Graduando em Pedagogia. Atualmente é Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará lotado no Campus Ananindeua. Atuou como Assessor de Comunicação no IFPA Campus Ananindeua (2015 – 2019); Atuou como Vice-coordenador do Comitê Gestor do Sistema Integrado de Bibliotecas do IFPA (2018-2021); Enquanto Estudante atuou como representante estudantil nos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Pará (CONSUN; CONSEP; CONSAD) entre 2008-2012. 

 

2414576 - Wendell Carvalho - Campus Bragança
Perfil: GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL TÉCNICO EM SECRETARIADO

REPRESENTANTE DISCENTE

 

20203605596 - Beatriz Cardoso - Campus Belém
Perfil: Beatriz Do Socorro Sousa Cardoso - Formação Acadêmica Ensino médio completo - Concluído em 2019 Colégio Sucesso - Acadêmica de Licenciatura em História - Cursando - Instituto Federal do Pará – IFPA. Experiência profissional: Aprendiz Administrativo na cooperativa Unimed Belém – 12 meses - Principais responsabilidades: Arquivamentos, cópias e digitalização de documentos solicitados. Hamburgueria Sabor na Brasa. Principais responsabilidades: Atendimento ao cliente e organização.

 


 20202041765 - Francisco Costa - Campus Santarém

Perfil: Sou proativo,  atencioso e cuidadoso  com os conteúdos que me envolvo em fazer parte. estou cursando Ensino Médio Integral ao curso Técnico de Edificações pelo IFPA-CAMPUS SANTARÉM, tenho em fases de desenvolvimento 4 Artigos sendo eles: três pelo IFPA e um pela UFOPA através de sua feira de iniciação Junior, faço parte do NEABI-SANTARÉM e do  GPEAT-IFPA-SANTARÉM fui estagiário da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, na regional de Santarém, onde atuei como auxiliar administrativo pelo período de 6 meses.

 

 20183540901 - Luiz Augusto Mota de Jesus - Campus Santarém

Perfil: Discente do IFPA - Campus Santarém desde 2014, egresso do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio e acadêmico do curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Atualmente sou representante dos egressos no CONDIR e representante dos discentes de Engenharia Civil no Colegiado de Curso e também já fui representante de turma por dois anos. Posso afirmar que estou preparado para representar os discentes no CONSUP. 

 

20203311604 - Marcele Matos - Campus Bragança

Perfil: Estudante do curso de Agroecologia, busco através desta formação capacitar-me para trabalhar em prol da democracia sobre a terra, entendendo esta como um bem comum dotada de função social. Anteriormente, participei do Movimento de casas de estudantes (MCE), apoiando e reivindicando pautas para maior acesso a universidade por meio da moradia gratuita, direito a alimentação, transporte, etc. para a manutenção dos discentes que não podem arcar com as despesas, sobretudo, quando precisam se deslocar de seus municípios de origem. Considero necessária a participação estudantil nos locais de tomada de decisão, pois é desta forma que podemos ser ouvidos e termos voz.

 

20193232799 - Pedro Alace - Campus Castanhal

Perfil: Pedro Alace Lameira dos Santos, discente de agronomia e técnico em agropecuária pelo IFPA – Campus Castanhal, ingressando em 2015 na instituição, fiz parte da gestão do Grêmio estudantil livre Edison Luiz, participando de movimentos sociais a nível local, regional e nacional. Na graduação, construo a FEAB – Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil e estive na gestão 2019/2020 do CAA – Centro Acadêmico de Agronomia. Atualmente sou Bolsista de Extensão pelo projeto CADETRA/INCUBITEC/IFPA e voluntário no Núcleo de Estudos em Educação em Agroecologia na Amazônia/ NEA – IFPA/Campus Castanhal, atuo diretamente em pesquisa-ação nas comunidades do nordeste paraense, voltadas para a promoção e difusão de sistemas agroflorestais, práticas agroecológicas e valorização de saberes tradicionais e etnobotânica,  potencializando o engajamento comunitário na Amazônia paraense.

 

 0192203808 - Roberta Gonçalves da Silva - Campus Tucuruí

Perfil: Cursando: Técnico-integrado em meio ambiente – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Tucuruí (IFPA), Informática básica, Inglês intermediário, Espanhol intermediário, Minicurso em primeiros socorros, Minicurso em compostagem. Experiência Profissional: Auxiliar de cozinha, na produção de pizzas, sorvetes, bolos e lanches; Babá; Cuidadora de idosos; Professora de reforço para alunos da educação infantil, e para alunos do 1° ao 5° ano do fundamental I; Atendimento ao público.

 

20213433840 - Rogério Moraes - Campus Castanhal

Perfil: Eu ingressei no IFPA através do curso técnico de Agroindústria do Campus Castanhal no ano de 2020, agora em 2021 ingressei no curso de Engenharia de Alimentos. Durante meu curso técnico fui bolsista de Extensão da PROEX/IFPA EDITAL Nº 04/2020, atualmente exerço a função de representante estudantil da minha turma no curso técnico e membro ativo do fórum de assistência estudantil do Campus Castanhal. Anterior ao meu ingresso no IFPA, fui funcionário da rede varejos Lojas Americanas, na unidade Pátio Belém, fui contratado na função de Auxiliar de Loja, em um ano que trabalhei, fui promovido a função de supervisor de loja em reconhecimento de minha dedicação e esforço. 

 

REPRESENTANTE DOCENTE

2550958 - Acácio Moreira - Campus Castanhal

Perfil: Meu chamo Acácio Tarciso Moreira de Melo, sou Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agriculturas familiares e Desenvolvimento Sustentável. Trabalhei por muito tempo como extensionista rural, no Instituto Agroecológico da Amazônia – IAAM. Fui professor da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal – EAFC. Atualmente sou professor responsável pelas disciplinas de cooperativismo, sistema agroflorestais, apicultura e meliponicultura do IFPA – Campus Castanhal. Acompanho várias comunidades de agricultores familiares, sou responsável por pelos estágios de estudantes das áreas das ciências agrárias, atuo nos grupos de pesquisa e extensão do IFPA – Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação em Agroecologia na Amazônia – NEA e a Incubadora Tecnológica de desenvolvimento e Inovação de Cooperativas e Empreendimentos Solidários – INCUBITEC.

 

1844550 - Breno Alencar - Campus Belém

Perfil: Breno Alencar é professor do Instituto Federal Campus Belém. É egresso da graduação e do mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará e possui doutorado interinstitucional em Sociologia e Antropologia pela mesma universidade em parceria com a Universidade Nacional de Brasília e Universidade Federal do Piauí. É chefe da Seção de Ciências Humanas, membro do Comitê Científico Local, do Conselho Editorial da Editora do IFPA, representante da Área de Humanidades no Grupo de Trabalho e Estudos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Tecnológica, Líder do Grupo de Pesquisa em Cultura, Educação e Política (GICEP), Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC), onde coordena o Projeto de Pesquisa "Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aplicadas ao ensino", e do Projeto de Extensão "Laboratório de Tradução do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (LABTEC)". No IFPA também já exerceu os cargos de Assessor da Direção Geral e Diretor Pro-tempore do campus Belém entre os anos de 2014 e 2015. Também foi servidor da Fundação Escola Bosque entre 2008 e 2014, instituição onde coordenou o Projeto de Iniciação Científica “Sementes do Saber” e ajudou a fundar e exerceu o cargo de Diretor da Associação de Professores e Técnicos da Fundação Escola Bosque (APTFEB); professor da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) entre 2009 e 2011; e servidor do Museu Paraense Emílio Goeldi entre 2011 e 2014, instituição onde atuou como editor do Boletim de Ciências Humanas e Ciências Naturais, etnógrafo e courrier da coleção arqueológica da Reserva Técnica Mário Ferreira Simões. É autor dos livros "Entre as regras e as estratégias: antropologia da escolha do cônjuge", "Representações sociais do racismo", "Etnografias do afeto: construindo relações de parentesco, aliança e sexualidade" e organizador das coletâneas "Gênero, etnografias e performances rituais" e “Antropologia na Educação Básica”..

 

2550958 - Carlos Silva - Campus Rural Marabá

Perfil: Professor  do Instituto Federal do Pará desde 2016. Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará. Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) durante dois mandatos (2018-2021). Coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer do IFPA Rural Marabá, assim como membro do Conselho Diretor do mesmo Campus.

 

1178114 - Laurenir Peniche - Campus Belém

Perfil: Laurenir Peniche  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade da Amazônia, Professora, Pesquisadora e Produtora Cultural. Professora do Instituto Federal do Pará (IFPa). Atualmente, coordena o NEAB- Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Diversidades - Campus Belém, a Especialização em Educação para as Relações Etnicorraciais e está Presidente da Comissão Institucional de Heteroidentificação (2021-2023), Atualmente Coordenadora do CONNEABS-Consorcio de NEABS, NEABIS e Grupos Correlatos da Região Norte . Coordenou o V Congresso Nacional de Diversidades e Questões Etnicorraciais-20219 IFPA, UEPA. UFPA) Coordenou o I Webinário Formativo das Graduações -2021(IFPA) Coordenou o I WIBA- Webinário Internacional Brasil África-2020(IFPA) Possui experiência em elaboração e execução de projetos culturais e educacionais onde atua como produtora e pesquisadora. Desenvolve pesquisas voltados para a música, cultura popular, saberes tradicionais, museus, artes visuais e audiovisual, destacados abaixo: Premiada pela Fundação Nacional Palmares no Prêmio Ideias Criativas (2015) que resultou de ação de pesquisa realizada nas comunidades quilombolas de Itancoã Guajará Miri, no município do Acará, que teve como resultado o documentário “Nós Quilombolas da Amazônia”. Coordenou a produção da exposição do pesquisador Hilton Silva, da Universidade Federal do Pará, “África - Olhares Curiosos” (2011), através da Comissão da Igualdade Racial, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Coordenou e atuou como pesquisadora do Projeto Coleção Waldemar Henrique do Museu da Imagem e do Som, pela Secretaria de Estado de Cultura (2010).  Coordenou e Pesquisou ob Projeto “Recuperação, Catalogação e Digitalização do Acervo Sonoro do Museu da Imagem e do Som do Pará em 2010. Por meio do Programa Caixa adoção de entidades Culturais. Realizou a pesquisa e direção musical dos projetos “Verequete, O Rei dos Tambores” (2006) e “Mestre Verequete e o Legitimo Carimbó do Pará” (2008).

 

1100388 - Mábia Aline - Campus Santarém

Perfil: Sou a professora Mábia Aline Freitas Sales, docente de História do IFPA, Campus Santarém. Candidato-me ao Conselho Superior do Instituto Federal do Pará, nesta oportunidade, por acreditar na educação como um direito fundamental que deve ser garantida a todos, sem exceção. A minha trajetória se entrelaça com a educação, pois, desde menina, saí do interior de Monte Alegre, onde eu nasci, para ter acesso ao Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio, depois fui de Monte Alegre para Cametá a fim de fazer graduação pela Universidade Federal do Pará, em seguida, segui para Belém para cursar especialização e mestrado, também pela UFPA e, por último, para o Rio de Janeiro, onde fiz doutorado pela Universidade Federal Fluminense. Hoje, eu posso dizer que fui até onde a educação me levou e espero que muito mais pessoas tenham oportunidades de construir promissoras trajetórias pessoais e coletivas. Desde 2016, sou professora efetiva do Instituto Federal do Pará no Campus Santarém, mas também atuei como professora de História no Campus Castanhal nos anos de 2014 e 2015. Acredito nos Institutos Federais – especialmente no Instituto Federal do Pará – e, por isso, defendo a necessidade da consolidação e melhoramento do ensino integrado, a verticalização dos cursos no âmbito do Instituto Federal. Defendo a expansão da rede federal com a ampliação de vagas para alunos e servidores. Considero a institucionalização das políticas relacionadas à diversidade uma discussão relevante no combate as desigualdades. Avalio como primordial defender condições dignas de trabalho para os servidores, em geral, com o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão.  Confio nos valores da gestão democrática para edificar a instituição que nós queremos construir.         

                 

1279720 - Marcelo Melo  - Campus Tucuruí

Perfil: Marcelo Melo dos Santos é Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2012), Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2015). Desde 2017 é Professor de Sociologia do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus de Tucuruí. Leciona nos diversos níveis Técnico Integrado, Graduação e Pós Graduação Lato Sensu. Foi membro Titular, por dois mandatos consecutivos (2016-2018 e 2019-2021) da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). Integra o grupo de Pesquisa: Linguagem, Cultura e Educação na Amazônia. Tem desenvolvido análises no âmbito da Sociologia do Trabalho e do desenvolvimento com pesquisas sobre Grandes Projetos, Movimentos Sociais, Dinâmicas Socioambientais na Amazônia e relações de trabalho Contemporâneo.

2521435 - Ribamar Ribeiro Junior  - Campus Rural Marabá

Perfil: Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG); Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pelo PDTSA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); Especialista em História Social da Amazônia (UFPA); Especialista em Educação do Campo, Agroecologia e Questões Pedagógicas pelo IFPA; Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia - pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é professor de Sociologia do quadro efetivo do Campus Rural de Marabá (CRMB) do Instituto Federal do Pará (IFPA). Coordenado do Gripo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etnoenvolvimento ( GPTIE/CNPq)

 

1880793 -Tarcísio Lemos  - Campus Paragominas

Perfil: Caros Colegas, sou Tarcísio Lemos, Mestre em Desenvolvimento Local na Amazônia, docente de Geoprocessamento do IFPA desde agosto de 2011, a partir daí venho exercendo minhas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, como diretor de ensino, coordenador de curso, e em colegiados, tais como, CPPD, CPA, bem como passei por avaliações do MEC para reconhecimento de cursos. Na Direção de Ensino do campus Paragominas em especial trabalhei arduamente junto a PROEN e o fórum de DEs, na construção de documentos importantes para a carreira docente, entre eles o PIT/RAD. Certamente minha participação nessas funções me forneceram maturidade para que possa pleitear e alcançar novos patamares, fazendo parte da história dessa instituição, assim como os demais servidores. A intenção de concorrer à uma vaga ao CONSUP/IFPA, é continuar o trabalho em prol do docente, como representante desse segmento, por meio de debates, discussões e proposições que possam ocorrer dentro do conselho que envolvam a categoria. O que espero, se eleito for, ao ocupar uma vaga no CONSUP/IFPA é ampliar o debate e exercitar a escuta atenta as demandas docentes, respeitando a diversidade dos campi. Assumo a responsabilidade e coaduno do pensamento que precisamos de protagonismo nos espaços públicos garantindo a participação docente. Assim, com essa apresentação me coloco a disposição para enfrentar os desafios diante do CONSUP, em defesa da categoria docente. Por fim, peço a confiança de vocês para ser representante docente no CONSUP/IFPA 2021-2023.

 

1880793 - Tatiana R Azevedo  - Campus Castanhal

Perfil: Tatiana Rocha de Azevedo é doutoranda pela Universidade Federal do Pará, no programa PPGEO desde 2019. Mestre em Uso Sustentável de Recursos Naturais pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV) e graduada em Geologia pela Universidade Federal do Pará. A carreira no IFPA se inicia no ano de 2010 no campus Santarém onde permaneceu até 2013. Lá, colaborou com os cursos Integrados e Subsequente do Técnico em Mineração e Saneamento, idealizou e realizou a I e II Semana de Mineração do IFPA, sendo um marco para a rede IFPA na época. Em 2013 participou da implementação do curso Técnico em Geologia, o único do Norte, também ali realizou a I Semana de Projetos Integradores. Foi mãe. Em 2015 chega em Castanhal para colaborar com a equipe de Geomática do campus e ministrar a disciplina de Geoprocessamento. Fez parte da Comissão de Processo Seletivo local atuando também como presidente e membra da Comissão de Permanência e Êxito. Exerce atualmente a função de Ouvidora do campus Castanhal, sendo também coordenadora substituta do curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente. 

 

2333704 - Tuany Moura  - Campus Bragança

Perfil: Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2007- 2011) e Licenciada em Sociologia pela Faculdade Afirmativo. Possuo Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade também pela Universidade Estadual do Ceará (2013- 2015). Tenho experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia do trabalho e saúde; conflitualidade e violência. Durante a faculdade fui coordenadora discente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Economia Solidária (GPDU-TRECOS) atuando em pesquisas desenvolvidas nesse laboratório e outras a nível estadual e internacional. Em 2016, ingresso no IFPA-Campus Bragança como Professora EBTT (DE). No ano seguinte, coordeno o projeto integrador sobre Negritude e Identidade no curso de ensino médio Técnico de Eventos contando com a participação de professores de diversas áreas. Em 2018, participo da construção e execução do Projeto de Extensão de Capacitação em Multiplicadoras de Gênero, cujo objetivo era possibilitar o empoderamento de mulheres atuantes em movimentos sociais e órgãos públicos locais com o propósito de formar agentes multiplicadores. No início de 2019, assistimos aos primeiros impactos da Lei de Reforma do Ensino Médio 13.415/2017, como resposta, construímos uma Comissão de Estudos local em que fui presidenta. Diante dos avanços da Reforma do Ensino Médio, da redução massiva de investimentos nos Institutos Federais e as contradições resultantes das Resoluções internas, criamos uma Rede de professores de Ciências Humanas dentro do IFPA da qual sou uma representante, juntamente com outros colegas. Atualmente, estou na Coordenação do curso de Licenciatura em Educação do Campo- Ciências Humanas e Sociais do Campus Bragança. 

REPRESENTANTE EGRESSO

 Ana Laura Góes  - Campus Belém

Perfil: Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo IFPA, Campus Belém, sendo orientada no TCC pela professora Ermelinda Melo. Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade EducaMais; Pós graduada em Neurociências e Comportamento/ Pós graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Intervale. Ex-bolsista da Capes/Pibid nos projetos das professoras Celiamar Moreira e Marinilda Ribeiro. 

 

Marister Costa  - Campus Belém

Perfil: Marister Costa ingressou no IFPA no ano de 2008 no Curso de Ciências Biológicas. Durante o período que esteve na instituição fez parte da equipe de voleibol do Instituto e contribuiu na conquista de vários títulos. Hoje é advogada especialista em Direito Previdenciário, sócia proprietária do Escritório Castro e Costa Advogados Associados, além de atleta do time de vôlei feminino da OAB/PA.

 

 

Sandra Corrêa   - Campus Belém

Perfil:Possuo a Formação de Licenciatura Plena em Pedagogia pelo IFPA CAMPUS BELÉM, cursando Pós Graduação em Gestão Educacional pela Faveni. Atuante nos Congressos durante a graduação, com experiência profissional em escolas.

 

 

 

Flávio Mendes   - Campus Castanhal

Perfil: Tenho ensino médio completo, formação Técnica em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, ensino Superior em Agronomia pelo IFPA Campus Castanhal, curso de informática básica e cursos profissionalizantes pelo SENAR!

 

 

 

Leidiane   - Campus Castanhal

Perfil: Meu nome é Leidiane, tenho 28 anos, sou natural do município de Concórdia do Pará, mas desde 2013 resido em Capitão Poço/Pa. Sou filha de agricultor, formada em técnica em agropecuária pelo IFPA de Castanhal e em engenharia agronômica pela UFRA de Capitão Poço. Na graduação fiz parte do Centro Acadêmico e do movimento estudantil, atuando também na federação do meu curso, a FEAB, onde organizei eventos e participei de congressos. Hoje trabalho com assistência técnica em Capitão Poço e sou meliponicultora.

 

 

Pedro Paiva  - Conceição do Araguaia

Perfil: COMPETÊNCIAS Curso em excelência ao atendimento Curso de informática básica e avançada Curso técnico em Edificações EXPERIÊNCIA Visão forros, Parauapebas-PA Cargo: Auxiliar de escritório, 5 meses Restaurante saborear, Parauapebas-PA Cargo: Auxiliar de escritório, 10 meses Sol Materiais para construção, Parauapebas-PA Cargo: Almoxarife, 8 meses Irons Hotel, Parauapebas-PA Cargo: recepcionista, 4 meses Conexão mais Brasil, Conceição do Araguaia-PA Cargo: Agente de crédito, Banco do Brasil, 1 ano Escolaridade Instituto Federal do Pará, Conceição do Araguaia - ensino médio técnico em edificações 18 de outubro de 2021

REPRESENTANTE DISCENTE COMPLEMENTAR

 

MARIA DE NAZARÉ BARRETO DERGAN
CAMPUS: ITAITUBA-PARÁ

Com a certeza de que tenho plenas condições de ser Membra do CONSUP, do IFPA, coloco meu nome para concorrer a uma vaga, MARIA DE NAZARÉ BARRETO DERGAN, pois tenho bastante experiência em participações em diversos Conselhos municipais e de Órgãos Públicos, faço Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, no Campus de Itaituba-Pará, e sinto a necessidade urgente de termos um representante que seja dessa região e possa apresentar as demandas de forma concisa, concreta e pertinente. Que esteja sempre disposta ao debate, mas com coerência e dialogando sempre, pois a coerência, a ética e a sensatez não podem faltar como requisitos indispensáveis e norteadores aos participantes de qualquer conselho, e a disposição para as discussões fundamentadas nas Legislações, e também buscando sempre que posamos ter um ensino de qualidade e disponível para todos, com a preocupação desse olhar holístico, observando também as realidades locais, que o ensino seja uma forma consistente de inserção na sociedade, no mercado de trabalho, que ao nos enxergamos como estudantes também percebam à nossa cidadania exercida e que isso seja repassado e seja exemplo aos que não se encontram na mesma situação, que percebem que existe essa possibilidade de que através da educação, a mudança da realidade de vida possa ocorrer para melhorar sua condição. Que as dificuldades sejam sempre molas propulsoras e encaradas como desafios, para mudarmos algumas realidades tão excludentes. É com essa visão que busco essa vaga, vejo o CONSUP, como um espaço valioso de discussões, e tomada de decisões muito importante, para melhorar cada vez mais o contexto educacional no IFPA, uma Instituição que se fortalece a cada dia, juntamente com todos que dela fazem parte, e o grande contemplado com isso, são todos que fizeram, fazem e ainda farão parte desse lugar tão especial de Educação e valorização da cidadania como um todo.



LAIANE ARAÚJO LIMA
CAMPUS ÓBIDOS

Eu, LAIANE ARAÚJO LIMA, tenho 18 anos, nasci no Município de Óbidos, estado do Pará, gosto e me dedico bastante aos estudos, gosto de conversar e discutir melhorias para o nosso município e população, sou evangélica, frequento sempre que possível e quando os estudos permitem. Nasci na Comunidade Santa Clara, que fica na zona rural do município, somos quatro irmãos, como não havia escola na colônia, meus pais decidiram mudar para a cidade de Óbidos para estudarmos. Estudei o primeiro ano na Escola “Branca de Neve”; do segundo ao quinto ano, estudei na Escola de Ensino Fundamental “Irmã Firmina”; do sexto até o nono ano, estudei na Escola Fundamental “Raimundo Chaves”. Tinha um amigo que estudava no IFPA, fiquei muito interessada, pois fiquei sabendo que além do nível médio havia outras disciplinas voltadas para a área técnica, que facilitariam muito para adquirir uma profissão, além de pesar bastante para o acesso à universidade, acredito eu. Estou no primeiro ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado do ensino médio, área que me interessa muito. Tenho este objetivo de me formar para ajudar minha família, meus pais se separaram, moro com minha mãe, que se esforça muito para nos manter, acorda de madrugada para trabalhar com descanso somente à noite. Pretendo me candidatar à vaga no CONSUP com o objetivo de trazer melhorias para nossa escola: seja na infraestrutura, com cantinas, quadras, laboratórios; na área acadêmica com mais professores para os institutos do interior, dentre outras situações, principalmente aos mais carentes como o do nosso município.



JÚLIA VITÓRIA ARAÚJO RICARDO
CAMPUS PARAGOMINAS

Olá, sou a Júlia Ricardo, aluna do Curso Técnico Integrado em Administração do IFPA, Campus Paragominas, candidata a representante discente do Conselho Superior (CONSUP/IFPA). Sou oriunda da rede pública municipal e, desde meu ingresso no campus, sempre busquei explorar e vivenciar tudo que o instituto tem a oferecer. Neste sentido, tenho participado de eventos acadêmicos, núcleos institucionais, grêmio estudantil e ministrado oficinas para discentes. Atualmente, sou bolsista de um projeto de pesquisa de história e auxilio a gestão em eventos oficiais. Acredito no poder transformador da educação, ciência e tecnologia, principalmente quando estas são difundidas através da pesquisa e extensão. Nesta perspectiva, mantendo o desejo contribuir com o IFPA, e em especial com a comunidade discente, estou me candidatando a este importante espaço de representação. Levando em conta a influência e abrangência do cargo, se escolhida, me comprometo a:
Zelar pela conservação dos pilares do IFPA e a buscar caminhos para que eles se tornem cada vez mais acessíveis à toda a comunidade acadêmica; • Dedicar especial atenção aos interesses e especificidades dos campi que se encontram fora região metropolitana de Belém. • Atuar com lisura, buscando sempre priorizar que as demandas estudantis sejam analisadas e discutidas; • Propor um ambiente onde o diálogo prevaleça, contribuindo assim, para um fluxo de informações claro e objetivo. Dessa maneira, conto com o voto de cada um e, se eleita, irei dar meu máximo para que o corpo discente seja altamente representado no Conselho Superior do IFPA.



LETÍCIA SILVA SOUSA
CAMPUS PARAGOMINAS
Prezados discentes e docentes do Instituto Federal do Pará, meu nome é Letícia Silva Sousa, natural de Paragominas, atuando como aluna no curso técnico em meio-ambiente do IFPA -Campus Paragominas. Minha trajetória como estudantes foi de diversos desafios. Sempre estudei em escola pública, trabalho desde os 13 anos para ajudar a custear minha vida acadêmica. Passar no processo seletivo do IFPA no ano de 2021 foi de grande felicidade para mim e para minha família, desde então os desafios não pararam. O meu desempenho acadêmico em questões de notas é muito agradável, resultado do meu esforço escolar que sempre foi gradativamente desenvolvido em toda minha trajetória. Atualmente sou do projeto de extensão “A importância das plantas medicinais” fundado no ano de 2021 por discentes do IFPA junto com a Professora Alcicleia Pinto. O projeto consiste em divulgar a importância que uma planta medicinal pode ter, e como podemos usá-la para fabricar remédios caseiros. Sou atleta de basquete, e no ano de 2022 passei em primeiro lugar na categoria de melhor redação do Pará pela Federação Paraense do Desporto Escolar para representar o Pará em Bruxelas na Bélgica em um evento feminino, chamado She Runs, junto com a delegação brasileira do Desporto Escolar. É de suma importância ter uma representatividade feminina, pois nós mulheres sabemos o quão é dificultoso ser mulher e termos nossos direitos respeitados. O âmbito escolar está se tornando cada vez mais decaído, não por falta de desinteresse dos alunos e sim por falta de apoio, projetos de extensão, científicos, internos, que muitas vezes ficam apenas no papel, e mostrar a realidade de dificuldades que nós alunos estamos passando é extremamente importante. Como aluna de meio-ambiente, sei da discriminação que nosso curso (e não somente o nosso) sofre, e é necessário entender que somente quando todas as áreas do conhecimento trabalham juntas é que há verdadeiro progresso, e eu quero me dispor a mostrar isso.

 

GISLEY EPIFÂNIO PANTOJA
CAMPUS CAMETÁ

Sou discente do curso técnico integrado em Agropecuária no IFPA Campus Cametá, atualmente no 2° ano. Participo do projeto de pesquisa intitulado “Impactos causados pelo acúmulo de resíduo sólido do açaí no município de Cametá-PA”, coordenado pela professora Rosana Teixeira de Jesus, apresentado nos eventos Meninas na Ciência 2022 e XIV SICTI do IFPA. Representei ainda o Campus Cametá na Olímpiada Brasileira de Agropecuária de 2022, realizada em Jundiaí-SP. Também participei de eventos de inovação como o Desafio Fundação Casas Bahia, o Ideathon “Desafio da Amazônia 2021”, no qual fui uma das vencedoras, e a I Maratona de Ideias do IFPA, entre outros. Espero contribuir com o crescimento do IFPA no município de Cametá e na região do Baixo Tocantins e acredito que minha participação como representante discente no CONSUP poderá contribuir para fortalecer as pautas da região ligadas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação. Por fim, considerando minha trajetória e meu empenho em aproveitar as diversas oportunidades de aprendizado e crescimento oferecidas pelo IFPA, creio que posso representar a categoria discente nas discussões realizadas dentro do CONSUP e incluir nossa perspectiva nas políticas do IFPA.

 

 

EZEQUIEL DE SOUSA
CAMPUS RURAL DE MARABÁ

Ingressei no IFPA Campus Rural de Marabá em 2018 onde fiz o Curso Técnico Subsequente em Agroindústria, atualmente estou cursando Licenciatura em Educação do Campo Ciências Humanas Turma 2019, Participei do PIBID- Progama Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-IFPA-CRMB, fui Bolsista de Iniciação Científica FAPESP/IFPA,Atualmente sou Voluntário no Projeto de Monitoria nas Políticas de Alternância Pedagógica do Campus Rural de Marabá, além de ser Bolsista do Programa de Residência Pedagógica. Sou uma pessoa proativa, atuo dentra da Instituição sempre em defesa de uma Educação Pública e de qualidade. Coloco meu nome a disposição e afirmar que se escolhido for estarei pronto para representar e colocar principalmente as reivindicações da comunidade Estudantil como prioridade.



MARCOS VINICIUS OLIVEIRA SARDINHA
CAMPUS PARAGOMINAS
Olá, meu nome e Marcos Vinicius Oliveira Sardinha, tenho 17 de anos, sou natural de Santa Quitéria do Maranhão - MA, mas atualmente moro em Paragominas onde entrei no IFPA Campus Paragominas em 2021 onde faço curso Técnico em Meio Ambiente, onde desenvolvo e participo de projeto de extensão POLIBIO, onde tem objetivo de fazer bioplástico, também estou em outros projetos de extensão. Tenho como principal objetivo com representante do CONSUP/IFPA pretendo ter maior representatividade dos discentes dos campi do IFPA. Quero agir com proatividade e determinação, de modo a alavancar pautas importante para os discentes.




GRAZIELLE COSTA SOUZA
CAMPUS PARAGOMINAS

Olá, tudo bem? Eu sou Grazielle Costa Souza, natural de Castanhal-Pará, tenho 17 anos, resido atualmente na cidade de Paragominas-Pará, cidade esta onde curso o 2º ano do ensino médio/integrado ao curso técnico em meio ambiente. Conheça um pouco mais da minha a minha trajetória acadêmica: Exerci o cargo de representante de turma do ano 2022; Fui membro da Rede do Observatório do Mundo do Trabalho- OMT; Participei da formação para jovens líderes Amazônicos representando o Estado do Pará; Atualmente, sou membro do Núcleo de Artes do IFPA-Campus Paragominas, Nac; Componho a atual chapa do Grêmio Estudantil do campus Paragominas exercendo o cargo de secretária geral; Participo também do Projeto de Extensão Cultive. Além do mais, defendo as causas ambientais, sou contra a violência contra mulher, tenho respeito às normas institucionais e prezo pelo ensino público, gratuito e de qualidade. Agora eu pergunto a você eleitor: Você tem a sensação de estar sendo ouvido pela instituição? Você está usufruindo de todos os benefícios que o IFPA te propõe? Sabemos que os desafios são muitos! Desta forma, peço seu voto para dar voz a nossa categoria no conselho, onde tenho a convicta certeza que eu exerceria um excelente papel como conselheira representante discente do CONSUP. Vote consciente! Conto com seu voto! Grazielle Costa Souza Candidata à representante discente do IFPA Campus Paragominas



EVELIM DUARTE TRINDADE
CAMPUS CAMETÁ

Estou pleiteando a vaga como membro representante no Consup para auxiliar nas decisões do IFPA. Sou discente do 2° ano do Integrado em Recursos Pesqueiros – Campus Cametá, diante da realidade da comunidade estudantil do meu Campus pretendo ajudar nas mudanças positivas para os integrantes desta instituição. Além de estimular meu crescimento como cidadã, que reflete sobre como melhorar a minha vida e de quem convive comigo nos diversos ambientes, seja como futura profissional, filha e estudante.



ISAAC CARDOSO DAMASCENO
CAMPUS BELÉM

Me chamo Isaac Cardoso, já fui discente da UFPA, cursando Bacharelado em História por dois anos. Após isso, vi a oportunidade de passar para o IFPA onde as condições eram mais favoráveis a mim, então estou cursando o primeiro semestre em Licenciatura em História, planejando participar de uma Pesquisa junto ao Professor Dr. Heraldo Miranda, e após isso, ir galgando conquistas do tipo dentro do Instituto.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->